Para que serve
Diversos trabalhos evidenciaram os benefícios da ingestão de colágeno hidrolisado para o organismo:
• melhoria da firmeza da pele;
• proteção dos danos das articulações;
• melhoria no tratamento da osteoporose;
• prevenção do envelhecimento;
• anti-hipertensivo;
• proteção contra úlcera gástrica.
Descrição
O colágeno é um dos tipos de fibras que fazem parte do tecido conjuntivo. Na realidade, é a proteína estrutural extracelular mais importante no tecido conjuntivo e ossos. As fibras de colágeno são sintetizadas pelos fibroblastos e auxiliam na formação de uma continuidade estrutural para manter unido um grupo de células no processo de formação dos vários tecidos. A glicina é o aminoácido encontrado em maior quantidade na estrutura do colágeno, seguidos da prolina e hidroxiprolina. O colágeno por si só é de difícil absorção no trato gastrintestinal, resistindo algumas vezes até ao ataque químico. Portanto, a utilização do Colágeno Hidrolisado Pó fornece ao organismo, proteínas precursoras das fibras elásticas, com a absorção de aminoácidos adequados para a sua formação.
Colágeno e Pele
Pesquisas sobre a relação entre o envelhecimento da pele e a produção de colágeno têm aumentado nos últimos anos. A principal característica do envelhecimento da pele é a fragmentação da matriz de colágeno na derme por ação de enzimas específicas, tal como a metaloproteinase da matriz. Na pele envelhecida, há uma menor produção de colágeno pelos fibroblastos e uma maior ação das enzimas que o degradam, e este desequilíbrio avança o processo de envelhecimento. Zague estudou os efeitos da ingestão do colágeno hidrolisado nas propriedades da pele. Os resultados das pesquisas de Zague et al. indicaram que a ingestão de colágeno hidrolisado pode aumentar a produção de colágeno pelos fibroblastos e retardar o envelhecimento da pele, reduzindo as mudanças relacionadas à matriz extracelular durante o envelhecimento por estimular o processo anabólico na pele.
Colágeno e Ossos
Guillerminet et al. observaram a influência do uso de colágeno hidrolisado na melhoria do estado dos ossos e na prevenção da perda óssea. A ingestão de colágeno hidrolisado reduziu os fatores de reabsorção óssea e restaurou densidade mineral óssea de ratas ovariectomizadas. Os autores mostraram o potencial uso do colágeno hidrolisado como um complemento nutricional para prevenir a perda óssea.
Colágeno e Osteoartrite
O colágeno hidrolisado também apresentou resultados satisfatórios no tratamento da osteoartrite e da osteoporose. A ingestão diária de 10 g de colágeno hidrolisado de grau farmacêutico (PCH) reduziu a dor em pacientes com osteoartrite no joelho ou quadril e aumentou a concentração de hidroxiprolina no sangue quando comparados com o uso do placebo. O uso clínico de colágeno hidrolisado está associado com o mínimo de efeitos adversos, principalmente os gastrointestinais. O uso de colágeno hidrolisado para o tratamento de osteoartrite e osteoporose é atraente, pois pode ser utilizados por longo prazo nessas doenças crônicas.
A Salvena não garante os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.
Especificações do produto
Colágeno Hidrolisado – 10 gramas
Flavorizante Sabor Laranja – 0,1 %
30 ou 60 sachês
Posologia: Dissolver 1 sachê em um copo de água, tomar 1 x ao dia entre as refeições. Parcialmente solúvel em água fria e solúvel em água morna.
Referências
- Silva TF, Penna ALB. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Rev Inst Adolfo Lutz. São Paulo, 2012; 71(3):530-9.
- http://www.viafarmanet.com.br/site/downloads/literatura/COL%C3%81GENO%20HIDROLISADO%20P%C3%93.pdf
Advertências
CONTRA INDICAÇÃO:A administração de Colágeno Hidrolisado Pó não é recomendada a pessoas portadoras de problemas renais ou hepáticos, como níveis elevados de ácido úrico, gota, etc, pois o excesso ingerido é eliminado na forma de uréia.
- Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
- Imagens meramente ilustrativas.
- Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem utilizar o produto.
- Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
- Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
- Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC) ou de acordo com indicação específica, em sua embalagem original, fechada. Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o produto se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
- Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
- Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
- O uso do medicamento durante o período de amamentação não é recomendado.
- Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
- No caso de cápsulas, o medicamento não deverá ser partido ou mastigado.
- Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
- Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
- Paciente hipertenso, no caso de medicamentos para uso oral, consulte seu médico para uma melhor avaliação.
- Em caso de alteração de cor, odor, consistência ou sabor, procurar o profissional farmacêutico para esclarecimentos.
- Não usar produtos de uso externo na pele lesada, irritada, sensível, ou ferida.
- "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
- EVITE AUTOMEDICAÇÃO. NÃO SE TRATA DE PROPAGANDA, E SIM DE DESCRIÇÃO DO PRODUTO, CONSULTE SEMPRE UM ESPECIALISTA.
- Em caso de dúvidas: fale com o nosso farmacêutico.