Para que serve
Indicado para prevenção e redução dos danos ocasionados em articulações em pacientes com osteoartrite, artrite reumatoide ou qualquer outro tipo de degeneração articular. Collavant N2, obtido da cartilagem do frango por um processo patenteado pela Bioibérica, é o colágeno não desnaturado tipo II, também conhecido como colágeno nativo, pois não sofre alterações na sua estrutura.
Devido a sua apresentação na forma nativa, o colágeno tipo II – não desnaturado age através de um mecanismo imunomediado denominado tolerância oral, modulando a resposta imune contra o colágeno tipo II endógeno, levando a redução da inflamação e da degradação de colágenos nas articulações.
BENEFÍCIOS
- Redução do processo inflamatório, inibição de IL-1ß e TNFa.
- Modulação da resposta imunológica contra o colágeno tipo II
- Melhora da qualidade de vida
- Promove conforto, mobilidade e flexibilidade às articulações
Descrição
Collavant N2
Colágeno não desnaturado para o cuidado das articulações
Nome científico: Native Type II Collagen Avian
As articulações são classificadas como uniões funcionais entre os diferentes ossos do nosso corpo, tendo como principal função permitir a movimentação do esqueleto. São compostas primariamente de colágeno tipo II, responsável por proteger os ossos contra os impactos e atritos decorrentes dos movimentos e garantir a saúde dos ossos e articulações. A artrite é uma doença progressiva caracterizada por desordens de articulação que envolve principalmente a inflamação e erosão da cartilagem em uma ou maisarticulações do nosso corpo resultando em dor e perda de mobilidade. São conhecidas mais de 100 tipos de artrites, sendo as mais prevalentes a artrite reumatoide e a osteoartrose.
A osteoartrose atinge cerca de 5% a 10% da população sendo mais frequente em adultos. Esta patologia ocorre principalmente devido a interação entre diversos atores como predisposição genética, gênero e idade, concomitantemente a fatores biomecânicos que gerem lesões, sobrecarga (exercícios e obesidade) e instabilidade.
Esta doença é caracterizada pelo desequilíbrio entre síntese e degradação do colágeno que ao desgaste da cartilagem articular e como consequência perda de massa óssea devido ao atrito, que por sua vez da início a um processo inflamatório promovendo edema, dor e rigidez.
Já a artrite reumatoide trata-se de uma doença autoimune em que uma resposta imune contra o colágeno tipo II presente na cartilagem articular é desencadeada levando a inflamação cônica da articulação. Esta doença é caracterizada principalmente por dor, inchaço e rigidez nas articulações resultando na mobilidade limitada, na dificuldade de realizar movimentos simples e, consequentemente, numa qualidade de vida reduzida.
As principais formas de tratamentos para estas doenças atualmente, são a utilização de analgésicos orais, anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) e opióides para o alívio da dor juntamente com condroprotetores como glicosaminas e condroitinas para a proteção contra o metabolismo da cartilagem. Contudo, o uso crônico destes medicamentos pode trazer grandes prejuízos e efeitos colaterais para o paciente.
Alterações causadas nas articulações pela artrite
Estudos demonstraram que a suplementação com colágeno tipo II pode ser utilizada no tratamento da artrite de duas formas diferentes. A primeira seria na sua forma hidrolisada em que peptídeos de colágeno são administrados via oral e absorvidos, servindo de substrato para a cartilagem. Além de atuar no metabolismo dos ossos, sendo necessária a administração de altas doses. Por outro lado, o colágeno não desnaturado, ou o colágeno nativo, não é absorvido no organismo, atuando na ativação da tolerância oral e desempenha papel importante nos processos inflamatórios e imunológicos que resultam principalmente na dor articular.
Os resultados alcançados podem variar, pois cada pessoa responde de maneira diferente ao produto, sugerimos que consulte seu médico ou nutricionista para uma melhor orientação.
A interrupção do uso do produto pode acarretar em perda do resultado adquirido.
“Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico. Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como uso correto do produto conforme descrito na posologia.”
Especificações do produto
Collavant N2 40mg
Excipiente qsp 1 cápsula.
Posologia: Tomar 1 dose 1 vez ao dia.
Referências
- Literatura do fabricante - Bioibérica (Espanha).
- Di Cesare Manelli et al. BMC Muscoskeletal Disorders v. 14, p. 228, 2013
- Mannelli et al. Osteoporosis International v. 26, p. 184, 2015
- Bakilan et al. Eurasian J. Med. v. 48 (2), p. 95-101, 2016
- Hebert, S. K. et al. Ortopedia e Traumatologia 5ª Ed. Editora Artmed, 2016.
- Bueno, V.; Pacheco-Silva, A. Rev. Assoc. Med. Bras. v. 45 (1), p. 79-85, 1999.
- Zhang, L. et al. Arthritis & Rheumatism. V. 59 (7) p. 905-910, 2008.
- Faria, A.; Weiner, H. Clinical &Developmental Immunology. v. 13 (2-4), p. 46-157,
2006.
Advertências
Produtos Manipulados de Altíssima Qualidade para o Cuidado, Saúde e Beleza do Corpo, Rosto e Olhos. Emagrecedores, Suplementos e Nutricosméticos.